Desempenho do Franchising – 2º Trimestre de 2017

Cenário Econômico

A expectativa de melhorias em toda a conjunta econômica para o próximo semestre, em um cenário como o atual, traz grande ansiedade para todos os setores. Ainda que alguns dados da economia sejam bem precisos, o cenário político tem grande impacto na confiança do consumidor. Os bancos e investidores sempre atentos aos ajustes da meta fiscal, mesmo assim entendem que o olhar deve se manter otimista. O cenário para o segundo semestre é o melhor dos últimos três anos.

“Não vemos razões para sermos pessimistas com relação ao futuro do Brasil”, disse Luiz Carlos Trabuco Cappi, em teleconferência com a imprensa para comentar os resultados do segundo trimestre, acrescentando que 2018 deve seguir essa melhora de ambiente – Fonte: Agência Estado.

O Franchising em 2017

No mercado do Franchising, a perspectiva é também bem otimista. Algumas projeções nos levam a entender que o segundo semestre será ainda mais frutífero que o primeiro. O IPCA projetado é de 3,45%, e um PIB também com crescimento de 0,34%. O crédito entrando um pouco nos trilhos, já gera um crescimento de 3,8% para as famílias.

O 2º TRI de 2017, no setor de franquias, apresentou um aumento de 6,8% em relação ao mesmo período de 2016 – alcançando R$ 37,565 bilhões – com um IPCA de 3,0% em 12 meses. Desta forma, o acumulado do semestre, aferiu um crescimento ainda maior de 8%. E se avaliado o faturamento acumulado dos últimos 12 meses, o incremento percentual chega a 8,4.

A região sudeste ainda se mantém na liderança desde 2015, com ênfase em SP que lidera com 40,1% de participação – crescimento de 1,2% em relação ao período anterior -, enquanto o RJ apresenta redução de 0,6% em relação ao 2º trimestre de 2016.  E dentro desta perspectiva, movimento de interiorização ainda caminha como tendência no setor, sendo possível conferir um crescimento das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, com destaque para os estados: Distrito Federal, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Cenário do Franchising Internacional

O subsegmento de Alimentação, que sempre se mantém em liderança, teve um crescimento um pouco menor do que o de serviços como um todo. Os segmentos que se destacaram em faturamento e/ou unidades foram:

  1. Hotelaria e Turismo
  2. Saúde, Beleza e Bem estar
  3. Serviços e Outros Negócios
  4. Limpeza e Conservação
  5. Casa e Construção

 

No GSPP Consultoria você encontra opções de franquias para todos esses segmentos do setor de franchising. E a melhor assessoria para entender a que mais se adequa ao seu perfil empreendedor e que se encaixa melhor no seu bolso.
Para entrar em contato conosco CLIQUE AQUI

 

Fonte: Pesquisa de Desempenho ABF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *