Empreendedorismo em Franchising

Por André Luis Soares Pereira
Diretor GSPP – Grupo Soares Pereira e Papera

Muitas pessoas sonham em ser dono do seu próprio negócio, tornar-se o próprio patrão. Um dos principais motivos para essa tomada de decisão é ganhar mais, garantir um futuro para a família e também a realização profissional, que é importante para motivar essa ideia, e esse projeto.

Entretanto, muitas pessoas iniciam esse processo, e ele não sai do papel, pois existe risco, e o medo não permite que esse sonho se concretize. Empreender requer coragem!

O empreendedor pode optar em montar um negócio independente ou escolher o sistema de franquia.  Em um negócio próprio o empreendedor terá que desenvolver marca, testar produtos/serviços, definir perfil do consumidor, canais de distribuição, promover ações de marketing para lançar a marca no mercado, dentre outros. No sistema de franquias essas etapas já foram desenvolvidas e testadas pelo franqueador. Portanto, as chances de obter sucesso através do canal franquias são bem maiores e mais seguro do que montar um negócio independente.

Pesquisas apontam o percentual de mortalidade dos negócios ao final do primeiro ano é de 26% na área de varejo, 23% entre pequenos negócios e 3% no segmento de franquias. Percebe-se um percentual menor de risco no sistema de franquias. Para empreender com segurança, é necessário planejar, pesquisar e avaliar a marca antes de ingressar no sistema.

 

Dentre as vantagens que o segmento de franquia oferece ao empreendedor, é o ingresso em uma marca já formatada, com produtos/serviços definidos e testados, a experiência do franqueador, com a transferência de know-how, suporte constante e treinamento. Outro ponto importante é que poderá sentir o termômetro da marca no mercado, a aceitação dos seus produtos e serviços ao seu público alvo.

Mesmo com várias vantagens que o sistema de franquias oferece isso não significa que não tenha risco, ele existe, mas é uma forma de empreender mais segura para que você realize o seu sonho de ser dono do seu próprio negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *