Por que ter uma franquia e por onde começar?

Empreender é mesmo a palavra do momento.  E, se quisermos entender o porquê, vamos ter de partir de vários pontos do cenário atual que fazem deste um movimento tão natural.

As razões para que uma pessoa decida sair do mercado formal e abrir seu próprio negócio variam muito.  Porém, o que se vê atualmente é o empreendedorismo por necessidade, por única alternativa, dadas as questões econômicas do país. Com a taxa de desemprego alta, muitos profissionais acabam por enxergar uma luz no fim do túnel quando pensam em abrir seu próprio negócio. Não é à toa que se diz com frequência que “é na crise que se cresce”.

E então começa a jornada, e muitos profissionais passam a se frustrar e acreditar que não são capazes de empreender. A realidade é que deixar de ser um empregado assalariado para ser dono do próprio negócio, não é para qualquer um. É preciso ser alguém capaz de focar e executar todas as suas tarefas com muita determinação e grande parcela de ousadia, coragem e comprometimento. Quando se decide empreender, é porque chegou a hora de acabar com os limites dos esforços. O sucesso não vem “de graça”, mas a custo de muito trabalho e afinco absoluto.

Ter esse perfil, de alguém que se arrisca, se joga e faz o que for preciso para alcançar o sucesso, é determinante para ser um empreendedor. Mas um pouco de cautela nunca é demais. Mesmo com todas as características necessárias para ser o dono da sua própria empresa, os riscos são grandes. Existirão sempre alguns percalços no caminho, portanto, atenção para “nunca dar um passo maior do que a perna”. Investir demais na decoração da loja, dedicar muita verba inicial na divulgação do negócio, contratar funcionários a mais do que a operação necessita ou, até mesmo, não preservar o fluxo de caixa a fim de manter a saúde do negócio, são só alguns dos fatores que podem colocar o líder em apuros.

O mercado de franquias, apesar de bem maduro e bem conhecido, acaba por ser esquecido por executivos que estejam buscando uma mudança de vida.  Querendo “inventar a roda”, esquecem-se de que os riscos são muito grandes e que, em momentos de crise, qualquer buraco no meio do caminho pode virar um precipício.

Em que mercado investir? Alimentação? Vestuário? Beleza? É preciso investigar os números, entender que segmento está em ascensão e, principalmente neste momento, qual o setor menos afetado pela crise. Quem será o seu público-alvo? Quais são as regiões mais propensas a fazer com que o negócio prospere com mais rapidez?
E em quanto tempo virá o retorno sobre o investimento inicial para de fato começar a ter um lucro líquido expressivo? Essa é uma questão das mais importantes para que não se perca em contas e coloque tudo a perder. Como estruturar o fluxo de caixa?

É bem aí que entram os benefícios de se abrir uma franquia. São tantas as variáveis para que um empreendimento tenha sucesso. E o franchising traz solução para todas as questões. Isto porque todas as questões acima já estão respondidas. Os franqueadores já têm todo o business plan pronto para expandir.

Buscando consultoria especializada, o empreendedor ainda garante a escolha correta. É imperativo que o franqueado tenha um alinhamento de perfil bem ajustado com o franqueador, isto é, que possua afinidade com a atividade do negócio e com a marca. E por isso mesmo que uma consultoria terceirizada, como o GSPP, são imprescindíveis para quem não quer correr riscos. Assim, com um leque de opções de franquias de todos os segmentos, é possível avaliar e entender que tipo de operação mais se adequa ao ritmo daquele que busca um novo negócio.

Além disso, a consultoria evitará que o executivo encontre dificuldades nos passos iniciais de se abrir uma franquia, como por exemplo o conhecimento sobre: a Lei de Franquias Nº8955/94; números da Circular de Oferta de Franquia (COF) – em que são esclarecidos praticamente todos os aspectos relevantes referentes à franquia em questão; as questões contábeis, balancetes e etc, além de todas as questões jurídicas, demasiadamente importantes para que se feche o acordo entre as partes envolvidas com toda a tranquilidade e seriedade necessárias.
Quer ter mais informações e abrir uma franquia? Entre em contato conosco: (21) 3687-8133

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *