A Transformação Digital no Varejo

Se você é da época ou se recorda como as pesquisas para compras no mercado eram feitas, já deve ter percebido o avanço que aconteceu no decorrer dos anos. Listas amarelas, guias, lojas de departamentos e Telelistas se tornaram obsoletos através do grande avanço digital no varejo, trazendo uma maior proximidade com relação ao produto para o consumidor.

Por muitos anos, grande parte das lojas físicas, tendo como foco principal as lojas de shopping centers, tiveram receio desse novo meio de adquirir produtos pelos clientes, acreditando na possibilidade de fechamento de suas lojas.

Porém, os consumidores estão com um novo método de busca para encontrar o que precisam. Sendo intitulado de omnichannel, tem como objetivo uma integração entre todos os canais de vendas, demonstrando através disso que os interessados em obter os produtos são fiéis a marca e não aos canais que vendem, comprando sempre pela maior facilidade de parcelas e descontos.

O varejo digital tem uma abordagem diferente por agir através da ótica do consumidor, funciona mais como resposta ao que ele realmente procura, servindo como um termômetro de certo e errado para as marcas implementarem nas lojas físicas futuramente.

É mais fácil corrigir um erro virtual como postagens ou layouts de páginas em comparação ao visual de uma fachada ou treinamento de toda a equipe.
O erro que ocorre em grande parte das empresas é lidar com o digital apenas como serviço de entrega, sem saber que pode explorar além disso:

Planejamento de um novo modelo em negócios;
Detalhamento no rastro de buscas em produtos semelhantes;
Costumes;
Hábitos de consumo;
Banco de dados com informações importantes.

O avanço da economia ocorre quando há integração na compra pela internet com retirada em loja física, podendo dar como opção de participação das vendas para as lojas que tiverem esse tipo de serviço.
O link dessa coparticipação de pós-venda e experiência do cliente pode ser feito com o marketing, sendo mais uma aba de oportunidades para incrementar as campanhas de foco publicitário.

Lembrando aos empreendedores e empresários, que há a necessidade de fazer uma adaptação na cultura da empresa antes de instaurar essa nova fase digital com aprimoramento no quadro de colaboradores e uma constante atualização no setor, com treinamentos direcionados. Na digitalização de serviços a mudança é constante, sendo necessário ficar atento a qualquer novidade relacionada à área.

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