Vídeos e jogos na capacitação de franqueados a distância

Franqueadores hoje em dia estão começando a apostar em ensino a distância personalizado para aprimorar os treinamentos de seus franqueados, que são superimportantes para manter uma unidade padrão nas operações.

Segundo Fabiana Estrela, diretora de capacitação da ABF (Associação Brasileira de Franchising), vídeos, games, animações e orientações enviadas por WhatsApp são técnicas em alta no setor, principalmente para marcas com unidades espalhadas pelo Brasil e por outros países.

Temos visto que o ensino a distância está indo muito para o caminho da ‘gamificação’, como se cada game fosse uma trilha de conhecimento, dividida por assunto específicos”, afirma Fabiana.

Além do método ajudar bastante aos franqueados, por ser em um formato recreativo, pretende aumentar o comprometimento das equipes por calcular em pontos as respostas corretas.

Segundo Mércia Vergili, sócio-diretora do GSPP, as franquias têm montado seus próprios treinamentos com a especificidade de cada área de atuação dos profissionais em mente:

Pelas plataformas, conseguem acompanhar o desempenho dos franqueados e dos funcionários ao longo do treinamento”, diz Mércia.

Redes de farmácias e restaurantes também estão implementando acesso ao ensino nas plataformas online, aliadas ao treinamento presencial. Dando ao franqueado acesso a vídeos, apresentações, manuais, ebooks e informações técnicas, possibilitando uma reciclagem na equipe atual e treinando novos funcionários.

 

Fonte: matéria publicada em 21/10/2018 no site da Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *